Vem aí o V ENCONTRO DE PALHAÇOS

Respeitável Público!!!

No ano de 2014 a CIRCUS foi contemplada pelo Programa de Ação Cultural - ProAC da Secretaria de Estado da Cultura no Edital de Festival de Artes e, neste ano de 2015, realizará o V Encontro de Palhaços.


O Encontro de Palhaços visa fomentar a arte da palhaçaria e intensificar um circuito cultural através do encontro entre diversas categorias circenses, artistas locais e pesquisadores, criando espaços de reflexão, trocas de experiências e conhecimentos, e de apreciação de apresentações artísticas.


O circo e a figura do palhaço são mobilizadores culturais muito potentes em nossa região, pois desde os anos setenta, o circo esteve muito presente e ocupou, por muito tempo, o papel de principal difusor cultural no interior paulista até o surgimento da televisão, portanto, sua presença é muito forte na memória da população.

PALHACOS_F01.jpg

Em sua primeira edição, 2008, a cidade de Assis se transformou literalmente numa cidade de palhaços, pois o Encontro reuniu diversos artistas do interior paulista, palhaços de pequenos circos tradicionais, pesquisadores de artes circenses e jovens envolvidos em atividades com circo, além de um público estimado de 8.000 pessoas. Na ocasião o evento foi possível em função do prêmio que a CIRCUS recebeu através de sua participação na Rede Circo no Mundo Brasil (rede de projetos que trabalham com circo social).


O II Encontro de Palhaço ocorreu entre os dias 9 e 12 de setembro de 2009 e contou em sua programação com a presença de famílias circenses - Circo di Salles, Circo Astley, Circo Teatro Tubinho, Circo Amarrillo - palhaços de grande expressão: Fedegoso, Xupetin e Pepito - e artistas locais. A programação ainda contou com a realização de duas conferências com a Verônica Tamaoki e Mário Fernando Bolognesi, além da mesa “Riso e Sociedade” com os pesquisadores da CIRCUS Tiago Cassoli e Wender Urias Cruz. Além disso, houve a exibição do Vídeo documentário “Encontro de Palhaços 2008” do documentarista e antropólogo Alex Portugheis de Buenos Aires, Argentina. O II Encontro de Palhaços foi possível devido ao apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural de 2008.


PALHACOS_F03.jpg

Em 2010 o III Encontro de Palhaços ocorreu de 9 a 12 de setembro também com o apoio do governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural 2009, mas devido à grande solicitação de palhaços de várias linhagens da palhaçaria, e da preocupação com a qualidade e diversidade do evento, a CIRCUS optou por transformar o evento em festival. Assim, com as inscrições abertas para grupos e artistas participarem do Encontro, tivemos quase 40 grupos inscritos de diversas regiões do país da Argentina e do Uruguai. O III Encontro de Palhaços também contou com convidados, como os palhaços Chacovachi (Argentina), e Biriba (Brasil), além da pesquisadora Ermínia Silva. Além disso, no espaço Lona Armada ocorreu o espaço dos renegados, onde diversos artistas puderam se apresentar.


O formato e o sucesso de sua terceira edição foi seguido e obtido pelo IV Encontro de Palhaços, que potencializou a vinda de 35 grupos de diversos estados do Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai para a cidade de Assis/SP durante os dias 16 a 22 de junho de 2011. Além do apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural de 2010, também apoiaram a realização do IV Encontro de Palhaços, a Fundação Assisense de Cultura e a Unesp, Campus de Assis.


Assim, como sonho antigo da instituição de fomentar a arte da palhaçaria a CIRCUS sempre continua investindo seus esforços para realizar atividades ligadas a esta linguagem artística, o que, após ser contemplada pelo Edital de Festivais do ProAC pretende retomar a realização do Encontro e fazer da cidade de Assis um grande circo.


Mais informações: http://encontrodepalhacos.blogspot.com.br/

#açãocultural #circo #palhaço

Siga
nos
  • Twitter Basic Black
  • Facebook Basic Black
  • Google+ Basic Black
Postagens Recentes