top of page

América Latina discute o Movimento dos Movimentos Sociais

Entre os dias 11 e 12 de junho de 2015 aconteceu em Montevideo/Uruguay o Seminário «Movimientos sociales en movimiento. Conceptos y métodos para el estudio de los movimientos sociales en América Latina». O evento foi organizado pela Faculdad de Ciencias Sociales da Universidad de la Republica del Urugay (Udelar) e contou com a participação de pesquisadores de toda a América Latina.

O seminário propôs a criação de uma rede de pesquisadores das Américas com o objetivo de constituir um espaço de sistematização e difusão do conhecimento produzido na perspectiva latinoamericana. Sendo que, o diferencial deste espaço de conhecimento seria sua amplitude, com a participação de movimentos sociais. Por fim, propõe-se um espaço de reflexão que contribua com as práticas dos movimentos sociais.

Coerente com esta proposta, a organização do seminário montou um formato de discussão que negou o modelo de eventos acadêmicos de grande escala. Em resumo: todo o debate aconteceu em uma única sala com a presença de todas as participantes (expositoras ou não). Desta forma a dinâmica de discussão gerou condições para que todos os temas abordados interagissem continuamente durante os dois dias de trabalho.

A CIRCUS participou deste seminário aportando reflexões sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil e seu impacto na organização de catadores e catadoras de materiais recicláveis enquanto categoria de trabalho.

Siga
nos
  • Twitter Basic Black
  • Facebook Basic Black
  • Google+ Basic Black
Postagens Recentes
bottom of page