top of page

Cisterna de Ferro-cimento - Cooperativa dos Agricultores Agroecológicos Boa Esperança – COOAABE



O projeto é uma ação realizada pela Cooperativa dos Agricultores Agroecológicos Boa Esperança – COOAABE, que tem como objetivo desenvolver a tecnologia social das cisternas de ferro-cimento visando a redução e a escassez hídrica e o aumento da produção de frutas e hortaliças em transição agroecológica, adequando o processo produtivo com base na sustentabilidade dos recursos e na mitigação dos impactos ambientais.

Também são parceiros e/ou apoiadores do projeto, a Prefeitura Municipal de João Ramalho, o Instituto de Terras do Estado de São Paulo – Itesp, a Incubadora de Cooperativas Populares – Incop Unesp Assis (que realiza acompanhamento semanal da cooperativa), a Circuito de Interação de Redes Sociais – CIRCUS, a Estação Luz – Espaço experimental de tecnologias sociais de Ribeirão Preto, o Fundo Socioambiental Casa e o Fundo Socioambiental Caixa.

A cisterna de ferro-cimento com capacidade para captar 26.000 litros de água da chuva foi fruto de uma oficina em formato de mutirão entre os dias 24 e 30 de agosto de 2015 mediada por 2 técnicos da Estação da Luz: Amanda e Amarildo (Bob). Contudo, a ação é maior que a construção de uma caixa d´água, pois durante os 7 dias de construção foram realizadas atividades coletivas onde a construção e o cuidado com as pessoas envolvidas foram fundamentais. Este processo facilita a sensibilização para o uso da água e seus cuidados.

Para isso acontecer, nos apoiamos em princípios da Permacultura, que valoriza a cultura da permanência em busca da sustentabilidade dos espaços urbanos e rurais, e traz como seus pilares éticos o cuidado com a Terra, o cuidado com as pessoas e a partilha justa.

Em outubro, entre os dias 7 e 11,faremos a construção da 2ª cisterna. Serão abertas inscrições para interessados em realizar o curso/vivência. Os interessados devem entrar em contato enviando e-mail paramarcio@circus.org.br e fazer a aquisição de uma camiseta no valor de R$30,00.

Mantenha-se informado curtindo a Página da Cooperativa de Agricultores Agroecológicos de Boa Esperança – COOAABE no Facebook.


Siga
nos
  • Twitter Basic Black
  • Facebook Basic Black
  • Google+ Basic Black
Postagens Recentes
bottom of page