top of page

Ruarada em Debate

O Teatro Fabrincantes & Matulão foi contemplado com o PROAC - 2014 de Publicação Cultural e com isto assumiu publicamente uma série de compromissos junto à Secretaria da Cultura de São Paulo de promover uma ação ampliada do jornal Ruarada sob a responsabilidade do grupo teatral assisense.


Ocorreu neste sábado 07/11 uma celebração da equipe do jornal com a comunidade de Assis que se fez presente no Galpão Cultural. O periódico assisense, que aborda o teatro de rua e o teatro de grupo com publicações regulares, publica em cada edição três artigos de artistas, pesquisadores e grupos teatrais que estão comprometidos com a arte teatral.




Nestes cinco anos foram mais de 30 textos com colaboradores que representam os principais grupos teatrais do Brasil, assim como pesquisadores comprometidos com os estudos sobre o teatro de rua e as particularidades da produção do teatro de grupo. Entre algumas colaborações destaca-se a presença do Mário Fernando Bolognesi (Unesp-SP), Amir Haddad (Tá na Rua – RJ), Ednaldo Freire (Fraternal Cia. SP), César Vieira (TUOV-SP), André Carreira (UFSC), Tiago Cassoli (UFG – Jataí/GO), entre tantos outros.


A proposta do periódico é problematizar a situação do teatro brasileiro contemporâneo a partir das práticas dos grupos e das propostas investigativas do assunto. Após tanto tempo de trabalho, o jornal conseguiu formar uma rede de distribuição que atinge 72 locais de entrega, atingindo quase todos os estados do Brasil e algumas cidades no exterior.


Na condição de uma publicação assisense com cinco anos de duração, mais de 70 pontos de distribuição, com colaboradores importantes do teatro brasileiro, o Ruarada foi contemplado com o PROAC-2015 da Secretaria da Cultura de São Paulo, que em nome do Governo de São Paulo, apoiará o projeto Ruarada: 2016.


São insistências dos artistas locais que levam o nome da cidade de Assis para mais de 30 municípios brasileiros. E os artistas e integrantes da equipe editorial Sandro de Cássio, Ricardo Bagge e Wender Urias apresentaram um pouco deste panorama no “Ruarada em Debate”.






Siga
nos
  • Twitter Basic Black
  • Facebook Basic Black
  • Google+ Basic Black
Postagens Recentes
bottom of page