top of page

RODANDO NA PRAÇA

Através de uma parceria realizada entre a EMEIF Nisea Mercadante do Canto Andrade e a Circus – Circuito de Interação de Redes Sociais, o Programa Mais Cultura nas Escolas será desenvolvido no Galpão Cultural.

O programa é uma parceria entre o Ministério da Cultura (MINC) e o Ministério da Educação (MEC), que visa fomentar ações que promovam o encontro entre o projeto pedagógico de escolas públicas contempladas com os Programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador e experiências culturais e artísticas em curso nas comunidades locais. Ao total foram selecionados 5 mil projetos em todo o território nacional.

O presente projeto proporcionará aos estudantes da EMEIF Nísia Mercadante do Canto Andrade o envolvimento com o Ponto de Cultura Galpão Cultural. Tal apropriação deste espaço de cultura fortalecerá o Ponto de Cultura e, consequentemente o Programa Mais Cultura ao qual esta iniciativa cultural esta vinculada. Com os participantes do projeto tendo contato com o Ponto de Cultura Galpão Cultural e, automaticamente com a localidade ao qual esta iniciativa cultura esta inserida, ou seja, o centro da cidade, os estudantes exploraram o território ao qual estão inseridos, ampliando-o e descobrindo nele, novos locais de participação/atuação.

Além disso, este intercruzamento entre a EMEIF Nísia Mercadante do Canto Andrade e o Ponto de Cultura Galpão Cultural, feito inicialmente com 3 (três) oficinas, incentivará ainda uma interlocução entre as artes, a cultura e a educação, ampliando os mecanismos de aprendizado, tornando-os proveitosos e criativos, incrementando as atividades extracurriculares da escola, diminuindo a evasão e ampliando o aproveitamento escolar, criando elementos para uma melhoria na qualidade de vida dos educandos, além de ampliar o alcance destas linguagens artísticas/culturais. No caso, será oferecido aos educandos aulas de Capoeira Angola, Ritmos Brasileiros e Teatro.

Estas linguagens se relacionam especificamente com dois eixos temáticos do Programa Mais Cultura nas Escolas, Criação, circulação e difusão da produção artística e Cultura afro-brasileira. Além destes eixos, o Programa Mais Cultura nas Escolas possui os seguintes eixos: Residência de artistas para pesquisa e experimentação nas escolas; Promoção cultural e pedagógica em espaços culturais; Educação patrimonial – patrimônio material e imaterial, memória, identidade e vínculo social; Cultura digital e comunicação; Culturas indígenas; Tradição oral; Educação Museal.

O projeto se iniciou no mês de Setembro e se desenvolverá por 6 meses, divididos em 2 blocos, o primeiro neste semestre e, o segundo, no primeiro semestre de 2015.

img_20140909_091931_02.jpg

Siga
nos
  • Twitter Basic Black
  • Facebook Basic Black
  • Google+ Basic Black
Postagens Recentes
bottom of page