top of page

CIRCUITO DE PARTICIPAÇÃO: Fórum Oeste e Centro-Oeste Paulista de Economia Solidária


A Economia Solidária se apresenta como uma inovadora alternativa de geração de trabalho, renda e uma resposta a favor da inclusão social. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, visando a produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.


O Fórum Oeste e Centro-Oeste Paulista de Economia Solidária - FOCOPES tem se organizado como o espaço legítimo de mobilização e sensibilziação dos Empreendimentos de Economia Solidária (Cooperativas e Associações), Entidades de Apoio e Fomento (Empresas, ONG’s, Movimentos Sociais, Conselhos e Universidades), e Gestores Públicos (profissionais do campo da Saúde, Educação, Assistência Social, Meio Ambiente e Habitação) para discutir e propor ações que possam consolidar a Economia Solidária enquanto política pública.


Neste sentido, o FOCOPES, em parceria com o Circuito de Integração de Redes Sociais - CIRCUS, Incubadora de Cooperativas Populares da Unesp - INCOP, Secretária Municipal de Assisnteica Social de Ourinhos - SMAS, Associação Regional de Catadores do Oeste Paulista – ARCOP, Instituto de Cooperativismo e Associativismo da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento e o Fórum Paulista de Economia Solidária – FOPES, organizaram o Seminário de Formação em Economia Solidária, realizado na cidade de Ourinhos, no dia 17 de Setembro de 2015.


Este espaço contou com a participação de gestores e trabalhadores dos serviços públicos de assistência social, esporte e lazer, cultura e meio ambiente de seis municípios da região de Assis e Ourinhos (Assis, Ourinhos, Paraguaçu Paulista, Lins, Presidente Prudente e Coronel Macedo) e também dos municípios de Mauá, Guarulhos, Campinas e Rio Claro, além de representantes das Cooperativas de Catadoras e Catadores de Assis e Ourinhos, e da UNESP dos campi de Assis, Presidente Prudente e Ourinhos e a UNILINS.


A programação do evento contou com oficina de formação e mapeamento das ações locais diretas e indiretas de Economia Solidária, fortalecendo os momentos de trocas de experiencias entre os participantes. Ao todo participaram cerca de 70 pessoas do evento.


Além da oficina, houve uma mesa de diálogos entre o professor Auro Aparecido Mendesda UNESP Rio Claro, Robson Grizilli representando a Rede de Gestores Públicos da Economia Solidária e Nóe Humberto Cazetta representando o FOPES. As exposições trouxeram as expectativas, articulações, potencialidades e momento político da Economia Solidária nas esferas local, estadual e nacional, conduzindo a compreensão desta forma de produção como estratégia para o desenvolvimento territorial a partir da organização autogestionária das trabalhadoras e dos trabalhadores, fomentando o bem-viver e um novo projeto político de sociedade mais justa e solidária.


As reuniões do Fórum Oeste e Centro-Oeste Paulista de Economia Solidária - FOCOPES acontecem todas as segundas sextas-feiras do mês. Para queira participar, entre em contato com o FOCOPES no endereço de e-mail: focop@gmail.com

Programação do evento

Siga
nos
  • Twitter Basic Black
  • Facebook Basic Black
  • Google+ Basic Black
Postagens Recentes
bottom of page